O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) informa que cerca de sete mil carteiras nacionais de habilitação (CNHs) estão à espera de retirada. O número inclui mais de cinco mil CNHs que permanecem na autarquia, enquanto cerca de duas mil foram arquivadas no final de dezembro de 2024 devido ao vencimento da validade.
Desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permitiu o uso da versão digital da CNH, a demanda pela versão física caiu significativamente. Muitos cidadãos habilitados têm apresentado dificuldade em retornar ao Detran para retirar seus documentos em papel.
Elisangela Lopes Brasil, chefe da Divisão de Atendimento ao Público do Detran, destaca a importância de os condutores buscarem suas CNHs. Ela alerta que imprevistos podem ocorrer durante a fiscalização, como a descarga do celular, o que pode gerar penalidades para quem estiver dirigindo sem o documento físico.
O Detran/AC atende em dias úteis, das 7h às 14h, e orienta os motoristas a comparecerem às suas unidades, tanto na sede quanto nas 16 representações no interior do estado, para garantir que estejam circulando de forma regular e com todas as documentações necessárias.





