“Não quero perder outro filho”: pai relata 16 dias de sofrimento e aguarda transferência; Saúde ainda sem resposta definitiva

spot_img

O drama vivido pela família de Arthur Samuel, de 5 anos, continua mobilizando pedidos de ajuda e cobrando respostas das autoridades de saúde. O menino enfrenta um quadro persistente de vômitos, perda de peso e dificuldade para se alimentar, situação que preocupa o pai, Genilson Paula da Silva.

Segundo o relato da família, Arthur possui histórico de hérnia de hiato e também apresenta sopro cardíaco. O pai afirma que a criança está há mais de duas semanas enfrentando sucessivos episódios de vômitos, mesmo após diversas passagens por unidades de saúde e internações.

De acordo com Vinícius, o menino deu entrada inicialmente no Hospital de Rodrigues Alves com fortes náuseas e vômitos. Após receber medicação, foi liberado, mas o quadro continuou se agravando. Nos dias seguintes, a criança retornou à unidade e chegou a permanecer internada, sem que os sintomas fossem controlados.

Exames realizados apontaram um quadro de pneumonia, mas, segundo o pai, os vômitos persistiram. Posteriormente, Arthur foi transferido para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde segue em acompanhamento médico.

O pai afirma que uma ultrassonografia não identificou alterações consideradas preocupantes além do quadro de pneumonia já diagnosticado. Mesmo assim, a criança continua sem conseguir se alimentar adequadamente e apresenta perda significativa de peso.

“Eu não sei mais o que fazer. Já gastei todo o recurso que eu não tinha. Estou pedindo socorro pela saúde do meu filho. Já perdi um filho no ano passado e não quero que isso aconteça novamente”, desabafou.

Secretaria acompanha o caso

Após insistentes tentativas de obter informações sobre o caso, a reportagem conseguiu contato com a Coordenadora Regional de Saúde do Juruá, Iglê Monte.

Inicialmente, a coordenadora afirmou que não forneceria informações parciais sobre o caso, alegando que aguardava a conclusão dos levantamentos e avaliações médicas.

“Eu não dou informações incompletas. Primeiro que eu não vou expor a criança. Só vou passar para vocês informações concretas”, declarou.

Ao ser questionada sobre quais medidas foram adotadas para solucionar o problema da criança, a responsável pela SESACRE, Iglê Monte, disse que não irá se pronunciar oficialmente até resposta do pediatra.

Família aguarda transferência

Após o contato da reportagem com a coordenação regional de saúde, o pai informou ter recebido a informação de que está sendo avaliada a possibilidade de encaminhamento da criança por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), possivelmente para Rio Branco.

No entanto, até o momento, segundo ele, não houve confirmação sobre datas, horários ou definição do procedimento.

“A única coisa que me passaram agora há pouco foi que estavam tentando dar entrada no TFD. Acredito que seja para Rio Branco, mas não me informaram quando seria. Meu filho continua vomitando sem parar”, relatou.

Genilson afirma que os gastos com deslocamentos e acompanhamento do filho já comprometeram significativamente a renda da família.

“Já estou praticamente vendendo a minha casa, vendendo tudo para tentar arcar com as despesas. Meu filho está há cerca de 16 dias nessa situação”, afirmou.

O pai também informou que a equipe médica avalia a realização de novos exames e que a criança deverá permanecer em jejum para procedimentos previstos para os próximos dias.

Além da hérnia de hiato e do sopro cardíaco, a família relata que Arthur possui diagnóstico de TDAH e que existe suspeita de transtorno do espectro autista, condição que ainda estaria em investigação.

A redação do Juruá Online segue acompanhando o caso e mantém espaço aberto para manifestação oficial da direção do Hospital do Juruá e dos demais órgãos envolvidos no atendimento da criança.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS