
O rio Juruá voltou a apresentar recuo no nível das águas em Cruzeiro do Sul, trazendo alívio para moradores das áreas mais vulneráveis. De acordo com a medição realizada às 6h desta terça-feira (10), o manancial registrou 11,66 metros, índice que já se encontra abaixo da cota de alerta no município, fixada em 11,80 metros.
Nos dias anteriores, a situação havia causado apreensão. No domingo (8), o rio atingiu 12,82 metros, ficando próximo da cota de transbordamento, que é de 13 metros, o que levou ribeirinhos a temerem novos alagamentos e prejuízos em comunidades próximas às margens.
Com a diminuição do volume de água, a concessionária Energisa iniciou o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nas residências onde o serviço havia sido suspenso de forma preventiva, como medida de segurança durante a elevação do nível do rio.
Mesmo com a tendência de vazante, os órgãos de proteção seguem em alerta. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros continuam acompanhando de perto as oscilações do rio Juruá e as condições climáticas, a fim de agir rapidamente caso haja uma nova elevação do manancial.





