
Redação Juruá Online
As obras de reconstrução do muro de arrimo e da calçada do Cemitério São João Batista, em Cruzeiro do Sul, seguem em ritmo acelerado. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, os serviços não vão interferir no horário de visitação, que continuará funcionando normalmente durante todo o período de intervenção.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Carlos Alves, a reforma se tornou necessária após o rompimento do muro e o surgimento de uma cratera na calçada, que dificultavam o acesso de visitantes e durante os sepultamentos.
— Nós tínhamos aqui um muro que estava totalmente rompido e a calçada com uma cratera, dificultando o acesso das pessoas que vêm visitar os túmulos de seus entes queridos e participar de sepultamentos. Por determinação do prefeito de Cruzeiro do Sul, iniciamos a reconstrução do muro e da calçada e vamos revitalizar toda a entrada do cemitério — explicou o secretário.
Além da reconstrução, o projeto inclui pintura na fachada e serviços de jardinagem na área externa, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta é valorizar o espaço que, além de histórico, é o mais antigo cemitério da cidade.
— Esse é um espaço histórico, o primeiro cemitério de Cruzeiro do Sul, e precisa ser preservado e cuidado — completou Carlos Alves.
Atualmente, cerca de dez trabalhadores atuam na obra, que deve ser concluída em até cinco dias. A Prefeitura pede cautela aos visitantes durante esse período, principalmente devido à movimentação de máquinas e trabalhadores no local, mas garante que o cemitério permanecerá aberto para visitas normalmente.