booked.net

No Acre, há 14 mil processos trabalhistas em andamento; em Cruzeiro do Sul, são 800 ações tramitando

O aumento no número de ações trabalhistas pode prejudicar futuramente a economia de mercado, afetando tanto trabalhadores quanto empresas.

Compartilhe:

Imagem: Reprodução Internet

Redação Juruá Online

O Brasil se destaca como o país com a maior quantidade de processos trabalhistas no mundo. Dados alarmantes indicam que 98% das ações movidas por trabalhadores na justiça do trabalho global ocorrem no Brasil. Atualmente, quase 6 milhões de ações de ex-empregados contra patrões estão em tramitação no país. Destas, 14 mil estão no estado do Acre e quase 800 em Cruzeiro do Sul.

Rafael Dene, advogado trabalhista, explica que essa concentração se deve em parte à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é muito antiga e sofreu poucas alterações ao longo dos anos, não acompanhando a evolução do trabalho. “Tivemos novas tecnologias e novas formas de trabalho. Em 2017, houve uma pequena reforma que alterou vários temas sensíveis da CLT. A principal razão pela qual o Brasil concentra a maior quantidade de processos trabalhistas do mundo é justamente a desatualização da CLT em relação às necessidades atuais de trabalhadores e empregadores”, disse.

O advogado também menciona que a alta carga tributária contribui para o problema. “Muitas vezes, a carga tributária e os impostos são tão altos que muitas empresas, em vez de assinar a carteira e regularizar o trabalhador, optam por contratá-lo como prestador de serviços. Quando o período de prestação de serviços termina, o trabalhador entra na justiça requerendo vários de seus direitos”, explicou.

O aumento no número de ações trabalhistas pode prejudicar futuramente a economia de mercado, afetando tanto trabalhadores quanto empresas.

Confira a nossa reportagem na íntegra:

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima