Redação Juruá Online
Circula em Cruzeiro do Sul e região uma foto que sugere um possível deslocamento na estrutura da Ponte da União, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, Acre. A imagem mostra um dos blocos que sustentam a ponte aparentemente afastado de seu lugar de origem, gerando especulações e preocupação entre os moradores.
Diante da repercussão, equipes do Corpo de Bombeiros, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da supervisora Concremat, empresa de engenharia e construção que opera no Brasil e na América Latina, foram mobilizadas para verificar o suposto deslocamento. Após a inspeção, as autoridades concluíram que a situação não passava de um alarme falso, sem fundamento para preocupação.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Cavalcante, explicou a atuação do 4º Corpo de Bombeiros Militares (4º CBM) na análise da ponte: “Diante da notícia que foi veiculada aqui em Cruzeiro do Sul no final de semana, com relação à estrutura da Ponte da União, o DNIT nos solicitou para prestar apoio. Hoje estamos aqui utilizando imagens de drone para analisar cada estrutura dos pilares, simulando a imagem divulgada nos meios de comunicação e verificando frontalmente cada pilar. Essas imagens serão avaliadas por especialistas do DNIT, que darão o parecer sobre a situação estrutural.”

Uma nota oficial do DNIT afirmou que, após intensificar a fiscalização na ponte, foi constatado que a estrutura está em boas condições e não apresenta riscos nem motivos para preocupação da população.
A preocupação com a Ponte da União foi intensificada após o recente desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Maranhão ao Tocantins. O acidente ocorreu no último domingo (22), deixando nove mortos e oito desaparecidos, conforme o último boletim da Marinha do Brasil, divulgado no sábado (29).

Dados apontam que, no Brasil, pelo menos 727 pontes estão em situação de risco devido à falta de manutenção, destacando a importância de inspeções regulares e da realização de reparos para prevenir tragédias.
Com a confirmação de que a Ponte da União está em boas condições, a população de Cruzeiro do Sul pode seguir utilizando a infraestrutura com segurança. Autoridades reforçam que, em caso de dúvidas, sempre busquem informações em fontes oficiais.







