Redação Juruá Online
Na última segunda-feira, 11 de novembro, o jovem Gustavo Silva de Almeida, de 19 anos, foi encontrado após três dias desaparecido na mata próxima à comunidade Passo do Pato, no Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Ele havia saído para verificar um barreiro de caça e acabou se perdendo na densa vegetação da região.
A operação de resgate teve início no dia 10 de novembro, às 14h30, com uma equipe do 4º Batalhão de Educação e Combate ao Incêndio Florestal (4º BEPCIF). Após um deslocamento inicial em viatura até a comunidade Liberdade, os militares seguiram de barco, enfrentando as dificuldades de navegação no rio e pernoitando na comunidade Esperança antes de retomar as buscas no dia seguinte.
Para agilizar as buscas, a equipe contou com o apoio de um morador local que forneceu um barco, ampliando a capacidade de transporte. Durante a busca, os militares chegaram à comunidade Passo do Pato, onde foram informados que Gustavo tinha sido acolhido em uma comunidade vizinha, a Comunidade 16.
Um morador da região, identificado como França, entregou Gustavo à sua família. O jovem relatou que, para se orientar, utilizou a posição do sol e os cursos d’água, mas acabou se desorientando. Durante os dois dias e noites em que ficou perdido, Gustavo disse que não conseguiu dormir devido à preocupação com sua situação.





