Durante o mês de janeiro, o município de Cruzeiro do Sul registrou 30 acidentes de trânsito, incluindo um com vítima fatal. Dados da Primeira Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) indicam que, ao todo, 37 acidentes ocorreram no município, sendo a imprudência e a falta de atenção os principais fatores contribuidores para esse cenário alarmante.
Betânia Nunes, chefe de fiscalização do trânsito, destaca que fatores como o desconhecimento das leis de trânsito e condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são preocupantes. Os motociclistas são frequentemente os mais afetados, com muitos acidentes ocorrendo devido à desatenção em relação à preferência de passagem. “É comum que motoristas acreditem que estão corretos em situações de preferência, mas isso muitas vezes resulta em acidentes graves”, explica Betânia.
Um caso recente envolveu um jovem de 16 anos que, após colidir com outra motocicleta no bairro Cruzeirão, foi conduzido ao pronto-socorro e posteriormente à delegacia, acompanhado de sua mãe. Esse incidente ilustra uma crescente preocupação com a condução de veículos por menores de idade, frequentemente liberados pelos pais, o que caracteriza uma infração grave.
Diante do aumento dos acidentes, Elissa Lima, chefe da CIRETRAN local, reforça a importância das campanhas educativas. Até agora, mais de 5.520 pessoas participaram das ações de conscientização, além de 75.000 alcançadas através de mídias digitais. “Continuaremos com a fiscalização e implementaremos um plano de ação para reduzir esses números alarmantes. O retorno às aulas, na próxima segunda-feira, também será uma oportunidade para reforçar a atenção dos motoristas nas proximidades das escolas”, completa Edissa.
As autoridades pedem que os motoristas redobrem a atenção e priorizem a segurança no trânsito, especialmente em horários de maior movimentação.





