Andy Burnham foi escolhido nesta sexta-feira (17) como novo líder do Partido Trabalhista, legenda que governa o Reino Unido, abrindo caminho para que ele assuma o cargo de primeiro-ministro na próxima semana, após a saída de Keir Starmer.
Ex-prefeito da região de Grande Manchester, Burnham ficou conhecido como “Rei do Norte” pela defesa de mais autonomia para as regiões fora de Londres. Em seu primeiro discurso como líder, prometeu descentralizar o poder, fortalecer comunidades e recuperar a confiança da população na política.
A chegada de Burnham ocorre em um momento de desafios para o governo britânico, com dificuldades econômicas, pressão sobre serviços públicos e o crescimento de movimentos políticos de direita. O novo líder trabalhista afirmou que pretende unir o partido e apresentar respostas para áreas que, segundo ele, foram deixadas de lado por governos anteriores.
Aos 56 anos, Burnham se torna o próximo nome a ocupar o comando do Reino Unido após uma sequência de mudanças de liderança política na última década. A posse oficial como primeiro-ministro está prevista para os próximos dias.






