A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer implementar novo protocolo para identificar e autentificar chamadas de empresas de call center. A ação busca incluir o nome da empresa e o assunto nas ligações. A proposta foi divulgada nesta quinta-feira (27).
Além disso, medida deve ser realizada em conjunto com as operadoras de telefonia, estabelecendo protocolos e requisitos de autenticação das chamadas.
O superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Santana Borges, afirmou que a expectativa é iniciar a implementação da medida neste ano, para ganhar mais adesão de grandes calls centers em 2024. No entanto, adesão será opcional.
Com isso, a Anatel busca combater o telemarketing abusivo. “Imaginamos que call center vai ganhar eficiência com chamadas mais efetivas”, afirmou Gustavo.
IDENTIFICAÇÕES NAS CHAMADAS
Com os sistemas de identificação das chamadas implementados, as operadoras poderão oferecer o serviço aos clientes.
No caso das empresas de call center que aderirem o projeto, os clientes receberão as seguintes identificações nas chamadas:
- nome da empresa;
- número;
- logomarca da empresa;
- assunto da chamada.
Além disso, contará com um selo para confirmar que é um número autenticado.
Por Diário do Nordeste