Um adolescente abriu fogo em uma escola do Ensino Médio na Turquia nesta terça-feira (14) e deixou 16 feridos, segundo autoridades locais. O autor do ataque, que segundo a mídia turca tinha 18 anos e era um ex-aluno, tirou a própria vida.
- O atirador estava armado com uma espingarda e disparou aleatoriamente contra alunos e funcionários da escola em Siverek, no sudeste do país, segundo o governador da província de Sanliurfa, Hasan Sildak.
O adolescente entrou correndo no prédio por volta das 3h30, no horário de Brasília, e iniciou o ataque, segundo Sildak e testemunhas.
A escola foi evacuada às pressas, e unidades especiais da polícia foram mobilizadas para responder ao incidente. Vídeos do ataque divulgados pela mídia turca registraram a correria entre os estudantes em meio ao ataque. (Veja no vídeo acima)
O atirador tirou a própria vida atirando contra si mesmo após ter sido encurralado pelos policiais, segundo Sildak. “Felizmente, não houve mortes [entre as vítimas]”, disse o governador a jornalistas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/9/1/T2HQa1RWezxeoXWy6bFA/afp-20260414-a7q34g3-v1-midres-turkeyshootingschool.jpg)
Fotografia divulgada em 14 de abril de 2026 pela agência de notícias turca DHA (Demiroren News Agency) mostra um estudante ferido sendo evacuado enquanto forças especiais de segurança cercam a escola no sudeste da Turquia. — Foto: DHA via AFP
Segundo Sildak, entre os feridos estão:
- 10 estudantes;
- 4 professores;
- 1 funcionário da cantina;
- 1 policial.
Uma professora ficou em estado grave, segundo a emissora local NTV. Quatro feridos, entre professores e alunos, foram transferidos para um hospital em uma cidade vizinha por conta de seus ferimentos, que Sildak considerou “moderados”.
Autoridades turcas não deram mais informações sobre o estado de saúde dos demais feridos.
A motivação do crime ainda é desconhecida. Sildak afirmou que as autoridades já abriram uma investigação para apurar o caso.
Por: G1






