O papa Leão XIV iniciou nesta sexta-feira (25) uma visita de quatro dias à França, sua quinta viagem apostólica internacional desde o início do pontificado. Até segunda-feira (28), o pontífice passará por Paris, Lourdes e Metz, onde terá encontros com jovens, fiéis, vítimas de abusos sexuais, migrantes e representantes de diferentes tradições religiosas.
Com o lema “Para que o mundo tenha vida”, a viagem terá como temas a dignidade humana, a proteção da vida, a paz, a cultura, a educação e os desafios provocados pelo avanço da inteligência artificial. Segundo o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, a visita também será uma oportunidade para discutir a dimensão espiritual em uma Europa marcada pela secularização e pelas mudanças sociais.
Encontro com jovens
Um dos principais objetivos da viagem é aproximar a Igreja de uma nova geração. Dados apresentados pela Igreja Católica francesa apontam que mais de 13 mil catecúmenos receberam o batismo durante a última Páscoa no país.
Em Saint-Denis, na região metropolitana de Paris, cerca de 80 mil jovens se inscreveram para participar de uma vigília com o papa no Stade de France. O encontro reunirá jovens católicos e pessoas de outras tradições religiosas, com proposta de diálogo inter-religioso.
A Igreja francesa também pretende aproveitar a visita para estimular a aproximação de pessoas que se afastaram da religião ou passaram a demonstrar interesse pela fé na vida adulta.
Programação em Paris
Na capital francesa, Leão XIV visitará a Catedral de Notre-Dame, reconstruída após o incêndio de 2019. O pontífice presidirá uma celebração de Vésperas no templo.
A agenda também inclui uma visita à Maison Bakhita, centro dedicado ao acolhimento e à integração de migrantes e exilados, com serviços de formação profissional e linguística, assistência familiar e atendimento médico e psicológico.
No sábado (26), o papa celebrará uma missa na Praça da Concórdia antes de seguir para Lourdes.
Encontro com vítimas de abusos
No santuário de Lourdes, Leão XIV terá encontros com doentes, religiosos, bispos e peregrinos. Também está previsto um encontro reservado com sete vítimas de abusos sexuais cometidos no contexto da Igreja Católica.
O compromisso foi destacado pela Conferência Episcopal Francesa como um dos momentos importantes da visita. O pontífice também celebrará uma missa no santuário e participará de uma procissão com velas.
Última etapa será em Metz
A viagem terminará em Metz, no nordeste da França, cidade relacionada à trajetória de Robert Schuman, um dos nomes associados à construção do projeto de integração europeia.
Na segunda-feira (28), Leão XIV participará de encontros sobre paz, unidade europeia e diálogo inter-religioso. A programação amplia o foco da visita para questões sociais, culturais e políticas que envolvem o continente.
A viagem ocorre em um cenário de redução da participação regular nas igrejas em diversos países europeus, mas também de surgimento de grupos de jovens e adultos interessados em conhecer e ingressar no catolicismo. Para os organizadores, a passagem do papa pela França representa uma oportunidade de reforçar o diálogo e a convivência em uma sociedade marcada pelo pluralismo religioso e cultural.





