O diálogo entre o Deputado Federal e os agentes de segurança pública, aconteceu no Presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul e reuniu as principais lideranças dos setores, que atuam dentro do sistema prisional da região do Juruá, incluindo o diretor da unidade penitenciária, Elves Barros.
O objetivo foi conhecer de perto a estrutura do presídio, o tratamento dado aos detentos e o trabalho desempenhado pelos profissionais. O deputado federal percorreu celas e dialogou com presos, além de vistoriar projetos internos desenvolvidos pelo Iapen, que envolvem desde o cultivo de hortas, produções de móveis, criação e comercialização de animais e fabricação de farinha. As iniciativas são coordenadas pela direção do presídio, com a colaboração voluntária de 130 presos, em processo de remissão de pena, por trabalho prestado.
O parlamentar também fez questão de sentar com a categoria para dialogar a respeito dos desafios da profissão e as grandes demandas que enfrentam. Após ouvir atentamente, Barbary teceu elogios em reconhecimento a dedicação e responsabilidade com que os servidores atuam na segurança, garantia da ordem e no cumprimento das normas internas, além de preservarem a integridade física dos detentos e dos demais funcionários da instituição.
“Tenham certeza que nossa parceria começa aqui e vai durar por muito tempo. Juntos vamos investir em recursos para melhorar o que é necessário, superamos os desafios e promovermos assim, mais qualidade de vida a todos os envolvidos. Saibam que essa categoria tem meu respeito e terá meu compromisso sempre”, enfatizou Barbary, ao garantir recursos de emenda parlamentar no final desse ano, para construção de um estande de tiros.
Durante a conversa, os servidores ainda pediram apoio do deputado federal junto ao Governo do Estado, visando abrir um novo diálogo para discussão do PCCR da categoria, dentre outras demandas. Barbary prontamente contactou secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni e solicitou uma agenda para discussão do tema, que deverá acontecer nos próximos dias, com a presença do Sindicado e também da Associação dos agentes penais.
Assessoria