Redação Juruá Online
Com a proximidade da Semana Santa, período em que o consumo de peixe aumenta por motivos culturais e religiosos, a Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul intensificou as ações de fiscalização no Mercado do Peixe. A medida visa garantir que os alimentos comercializados estejam próprios para o consumo e que o ambiente mantenha boas condições de higiene.
A coordenadora da Divisão da Vigilância Sanitária Municipal, Nazaré Dantas, explica que a atuação da equipe ocorre durante todo o ano, mas neste período as visitas foram reforçadas.

“Durante todo o ano, a Vigilância Sanitária está presente no mercado. Agora, por conta da Semana Santa, intensificamos nossas fiscalizações, orientando os proprietários de cada box sobre as boas práticas de manipulação”, afirmou.
Além da orientação direta, a equipe realiza vistorias para verificar a qualidade do pescado, a higiene do ambiente e o cumprimento das normas sanitárias.
“Passamos diariamente nos boxes para verificar se as orientações estão sendo seguidas. Também visitamos os espaços das verdureiras, orientando sobre o descarte correto do lixo e o uso de uniformes”, acrescenta Nazaré.
A coordenadora reforçou que os consumidores podem ir ao mercado com tranquilidade, pois os produtos estão sendo devidamente fiscalizados. Caso algum pescado impróprio para consumo seja encontrado, ele será imediatamente recolhido.
“Quero aproveitar para parabenizar os vendedores de peixe, que têm colaborado com nossas orientações. Eles estão comprometidos em garantir um produto de qualidade para os consumidores.”
Ao todo, a equipe conta com 10 fiscais. Durante o período da feira da Semana Santa, dois profissionais estarão atuando diariamente tanto no mercado quanto na feira livre, até a próxima sexta-feira.
“O objetivo principal da Vigilância é orientar. Estamos presentes diariamente para assegurar que o pescado seja de qualidade e chegue com segurança à mesa das famílias de Cruzeiro do Sul”, concluiu Nazaré Dantas.