A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou nesta semana que seu robô Perseverance descobriu “algo inusitado” na superfície de Marte (veja foto acima).
Trata-se de um pedaço de papel alumínio que os cientistas da agência acreditam que tenha feito parte de uma manta térmica usada para proteger o robô antes de seu pouso no planeta vermelho.
O inusitado disso, segundo a Nasa, é o fato de que o material foi encontrado a cerca de 2km de distância do local de pouso do Perseverance.
“É uma surpresa encontrar isso aqui”, afirma a conta oficial do robô em uma rede social.
“Esse pedaço pousou aqui depois disso [do impacto], ou foi levado pelo vento?”, questiona a Nasa.
Marte tem uma atmosfera fina composta principalmente de dióxido de carbono, argônio, nitrogênio e uma pequena quantidade de oxigênio. Segundo a Nasa, os ventos em fortes tempestades de areia no planeta podem provocar rajadas de mais de 90 km/h.
O pouso do robô aconteceu em fevereiro de 2022, na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos.
O Perseverance está no planeta como parte do Programa de Exploração de Marte da NASA.
O objetivo do projeto é não só melhor entender a formação e evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.
Além disso, a missão tem também como propósito auxiliar o entendimento da ciência da geologia marciana, algo fundamental para os preparativos de uma possível viagem tripulada ao planeta.
Desde a chegada do Perseverance ao planeta vermelho, o robô da Nasa já flagrou diversas fotos curiosas.
Por g1