O nível do Rio Juruá segue em elevação em Cruzeiro do Sul e já ultrapassou a cota de transbordo, provocando impactos diretos à população. De acordo com a Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 6h desta terça-feira (29), o rio atingiu 13,97 metros, acima da cota de transbordo, que é de 13 metros.
Com o avanço das águas, pelo menos 4 famílias estão desabrigadas e outras 8 foram desalojadas, tendo que deixar suas residências por conta da inundação. Em algumas áreas, também já há registro de interrupção no fornecimento de energia elétrica, agravando a situação das comunidades atingidas.
A cota de alerta do rio, que é de 11,80 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual reforça o estado de atenção das autoridades, que seguem monitorando a situação e prestando apoio às famílias afetadas.
Além do nível elevado do rio, a preocupação aumenta com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, que emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “severo” para a região.
Segundo o aviso, válido até a noite desta quarta-feira (29), há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. O órgão também alerta para riscos de alagamentos, queda de árvores, descargas elétricas e novos cortes de energia.
A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco redobrem a atenção, evitem se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e, em caso de emergência, entrem em contato pelos números 199 ou 193.
O cenário segue sendo monitorado e novas atualizações devem ser divulgadas ao longo do dia.






