booked.net

Quatro experiências turísticas destacam belezas naturais e culturais do Acre no Salão do Turismo

Em Cruzeiro do Sul, a Comunidade do Croa proporciona uma interação com a natureza, onde é possível apreciar a floresta, experimentar comidas típicas e uma verdadeira imersão na vegetação aquática do rio que dá nome à comunidade. 

Compartilhe:

Comitiva acreana apresentou atrativos do Acre no Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

As belezas naturais e culturais dos festivais indígenas que integram o Caminho das Aldeias e Biodiversidade, o Rio Croa, a Serra do Divisor e a Trilha Chico Mendes são experiências turísticas do Acre que obtiveram destaque no 8º Salão do Turismo, encerrado no domingo, 11, no Rio de Janeiro (RJ). A comitiva acreana apresentou sabores, atrativos e experiências turísticas, com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e em parceria com diversas instituições.

“O Acre esteve aqui muito bem representado, colocando em evidência as nossas culturas, culinária, artesanato, aroma e sabores únicos dos doces, bebidas e produtos diversos. Nosso estande ficou muito bonito e o sucesso entre o público mostra que temos alcançado os objetivos de divulgar o que o Acre tem de melhor”, ressaltou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Croa

Francenildo Oliveira, representante da Comunidade Croa, em Cruzeiro do Sul, falou sobre os encantos do turismo regional: “Trouxemos a nossa vivência com o turismo lá do Croa, que é a vitória-régia, o tapete verde, a samaúma, a pousada, o restaurante, passeios e trilhas. E o governo do Estado, a Secretaria de Turismo tem nos apoiado em todos os eventos”, destacou.

Francenildo Oliveira apresentou as belezas do Croa, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Em Cruzeiro do Sul, a Comunidade do Croa proporciona uma interação com a natureza, onde é possível apreciar a floresta, experimentar comidas típicas e uma verdadeira imersão na vegetação aquática do rio que dá nome à comunidade. 

Trilha Chico Mendes

“Trouxemos quatro atrativos turísticos do nosso estado, um deles foi a trilha Chico Mendes, com algumas vivências que existem naquela trilha, entre elas uma máquina de quebrar castanha, para que o turista tenha a experiência, e trouxemos outros elementos que compõem o cenário da trilha”, descreveu Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete em exercício.

Máquina de quebrar castanha foi sucesso entre o público visitante do estande do Acre no Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na Trilha Chico Mendes, considerada uma das maiores do mundo, os moradores da Resex Chico Mendes oferecem diversos serviços turísticos em uma excelente oportunidade para o visitante experienciar a vida na comunidade e conhecer as vivências dos seringueiros e a quebra da castanha do Brasil. Durante o trajeto na trilha, o visitante poderá degustar as comidas típicas e frutas amazônicas in natura, além de encontrar hospedagem para pernoite e refeições.

Caminho das Aldeias e da Biodiversidade

O Caminho das Aldeias e da Biodiversidade é um roteiro que parte de Rio Branco em direção ao Vale do Juruá, passando por diversas cidades acreanas, como Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó – conhecida como a terra do Festival do Açaí, e sua vizinha Tarauacá, cidade do abacaxi gigante, até chegar a Cruzeiro do Sul. 

Apresentação dos festivais indígenas foi destaque no estande do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A rota é conhecida pela realização de festivais e vivências indígenas que celebram costumes tradicionais e promovem experiências que vão de passeios na floresta a cerimônias espirituais transformadoras. Nas aldeias de todas as etnias do Acre, as belezas naturais, fauna e flora, e cultura dos povos tradicionais atraem turistas nacionais e estrangeiros.

Serra do Divisor

Ana Júlia Cavalcante, representante da Serra do Divisor, apresentou, no Salão do Turismo, as belezas do Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado em Mâncio Lima: “Lá você vai encontrar uma linda beleza, fauna e flora, cachoeiras, trilhas e a observação de aves. Estamos aqui para fortalecer o nosso turismo, o desenvolvimento sustentável e comunitário, na Serra do Divisor e no estado do Acre”, detalhou.

Mirante da Serra do Divisor foi atrativo do Acre no Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Parque Nacional da Serra do Divisor, o ponto mais ocidental do país e o de maior biodiversidade do planeta, começa no município de Mâncio Lima. Na comunidade Pé da Serra, as trilhas na floresta, os banhos em cachoeiras e a observação de aves que só existem nessa parte do mundo, como a choca-do-acre, encantam os visitantes. Subir o Mirante da Serra até o ponto mais alto do lugar é um desafio para os mais aventureiros, em uma experiência única para toda a vida. 

Representatividade regional

Guia de turismo no Acre, Ana Cunha apresentou ao público a diversidade de opções de passeios no estado: “Estou aqui para mostrar os nossos produtos turísticos, falar das nossas rotas, do diferencial que o Acre tem na nossa cultura, na história, na gastronomia. E mostrar os nossos geoglifos, o etnoturismo, que é diferente de toda a Região Norte, os nossos rezos, cânticos, a nossa floresta, história e memória. Enfim, contar o que o Acre tem de melhor”, disse.

Guia de turismo, Ana Cunha participou do salão também em parceria com o Sebrae. Foto: Marcos Vicentti/Secom

8ª edição do Salão do Turismo

A 8ª edição do Salão do Turismo se iniciou na quinta-feira, 8, e se estendeu até o fim de semana. Durante o evento, a Sete apresentou diversidades de atrativos, apresentações culturais e culinárias, além de diversas cores e formatos de artesanatos.

Diretor de Turismo da Sete em exercício, Jackson Viana representou o Acre em reunião da Fornatur, durante Salão do Turismo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além disso, a Sete assinou termo de intenção com o Grupo Rotas Amazônicas Integradas (RAI) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e participou, ainda, de reunião de alinhamento do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), para discutir estratégias de participação dos destinos em eventos geradores de fluxo turístico até 2025.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima