booked.net

Prefeitura de Mâncio Lima realiza Conferência para discutir Gestão de Trabalho e Educação na Saúde local

A Conferência de Saúde é, em conjunto com os Conselhos de Saúde, um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde, uma instância com representação dos vários segmentos sociais o de fiscalização da execução de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Compartilhe:

A Prefeitura de Mâncio Lima por meio da Secretaria Municipal de Estado, juntamente com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e o Conselho Municipal de Saúde, realizou, na última quinta-feira, 16, com a presença diversos profissionais da área da saúde, conselheiros, gestores, legisladores e comunidade, no auditório do Colégio Pe. Edson de Oliveira, Iª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Mâncio Lima.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, foram debatidas uma série de maneiras de tornar o Sistema Único de Saúde – SUS mais eficaz e destacar sobre a importância do cidadão na luta por melhorias no tratamento pela qualidade de vida, objetivando garantir mais saúde e qualidade de vida.

“É uma alegria estarmos aqui debatendo saúde do trabalhador e educação. A saúde somos todos, gente que faz o SUS acontecer e, é um privilégio ainda maior por estar como gestora a frente desta pasta. A conferência vai tratar sobre a valorização do servidor. Na atual gestão avançamos na atualização do Plano de Carreira dos Servidores, realizamos concurso público permanente trazendo segurança e melhorias no trabalho desenvolvido. Conseguimos ser premiados pela Organização Panamericana de saúde (OPAS) pelo excelente trabalho feito por meio da saúde itinerante, o imuniza saúde concorrendo a premiação de nível nacional, premiação da saúde rural e, todas as essas conquistas foram adquiridas por pessoas que fazem o SUS acontecer”, disse a Secretaria Municipal de Saúde, Ajucilene Gonçalves.

A Conferência de Saúde é, em conjunto com os Conselhos de Saúde, um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde, uma instância com representação dos vários segmentos sociais o de fiscalização da execução de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nos municípios a conferência de saúde é um momento decisivo de exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde locais que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes no município.

“Esta conferência nos dar o privilégio de ter um número significativo de profissionais que fazem a saúde acontecer, que reduziram os números de malária em mais de 80% de 2017 até hoje chegando a ficarmos uma semana sem casos positivos. Em nossa gestão, construímos, 5 UBS porte II, duas na área fluvial, uma delas equipada com profissionais diversificados. Esse trabalho não seria possível sem o empenho e dedicação dos profissionais de saúde. Vamos fechar nossa gestão com o mesmo compromisso que assumimos lá atrás, trabalhando todos os dias, respeitando e valorizando o cidadão, investindo de maneira correta onde deveria ser investido, cuidando da cidade para dar mais dignidade e qualidade de vida para a nossa população. Que esta conferência seja exitosa e que as políticas e ações aqui pensadas chegue a quem mais precisa”, finalizou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Conferência trabalhou três eixos temáticos, sendo eles: democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; trabalho digno, descente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil, e, educação para o desenvolvimento do trabalho na produção de saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Ao final da Conferencia, foi realizado o processo eleitoral para a escolha de oito (08) delegados titulares e suplentes, respeitando a paridade, usuários, gestores, prestadores de serviços e trabalhadores em saúde com direito a voz e voto conforme a distribuição de vagas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde descrita em Regimento.   

Galeria de imagens:

Por Assessoria

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima