Redação Juruá Online
Na tarde de quarta-feira, 25 de dezembro, uma tentativa de fuga em massa foi frustrada pela Polícia Penal na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Ao todo, 21 detentos tentavam escapar da unidade utilizando buracos feitos em duas celas do Bloco 7.
De acordo com o diretor do presídio, Elvis Barros, a ação foi impedida graças à vigilância atenta dos policiais penais de plantão. “O policial percebeu uma movimentação suspeita na retaguarda do prédio e acionou o reforço, que prontamente entrou no presídio. Verificamos que os detentos já haviam avançado para a área de banho de sol através de buracos feitos nas celas, mas conseguimos conter a tentativa de fuga,” relatou Barros.
Os detentos utilizaram ferros retirados da estrutura do prédio para abrir os buracos nas celas. Entre os envolvidos, estavam dois presos que haviam sido recapturados após uma fuga anterior em Rio Branco.

Após frustrar a tentativa, a Polícia Penal realizou procedimentos de segurança e deu início aos trâmites administrativos para responsabilizar os presos envolvidos. Sanções disciplinares serão aplicadas aos detentos.
A ausência de um muro na unidade penitenciária tem sido uma preocupação constante. No entanto, segundo Elvis Barros, o governo do estado já está trabalhando em um planejamento para a construção do muro na unidade de Cruzeiro do Sul. “Enquanto isso, contamos com a vigilância atenta dos policiais penais e o monitoramento por câmeras para evitar novas tentativas de fuga,” afirmou o diretor.





