booked.net

Polícia Civil do Acre intensifica ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em preparação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

A Polícia Civil do Acre reafirma seu compromisso em combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, buscando proteger e garantir os direitos das vítimas no estado.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Com a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, a Polícia Civil do Acre (PCAC) inicia uma série de iniciativas para conscientizar e combater esse grave problema social em todo o estado. Através de ações ostensivas e educativas, a PCAC busca promover a proteção das crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Na última terça-feira, a equipe da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV) realizou uma roda de conversas para discutir estratégias de redução dos índices de exploração sexual. O evento contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo Conselhos Tutelares, Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e da Mulher, Tribunal de Justiça, Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular, além da Pastoral da Criança.

A delegada Carla Fabíola Coutinho, titular da DECAV, ressaltou os esforços da delegacia em proteger as vítimas e oferecer um ambiente seguro para denúncias. A delegada Juliana De Angelis destacou a melhoria no atendimento às vítimas e a implementação do projeto Bem-Me-Quer para garantir dignidade e respeito no acolhimento.

O governo do Acre, por meio da PCAC, tem investido na Delegacia Especializada de Atendimento às Vítimas, que oferece estrutura humanizada para as vítimas, incluindo brinquedoteca e profissionais especializados. O projeto Bem-Me-Quer está sendo expandido para mais delegacias no estado, visando auxiliar no acolhimento das vítimas.

Apesar dos esforços, os números de violência sexual contra menores ainda são altos. Em 2023, foram registrados 487 casos no estado, e de janeiro a abril de 2024, cerca de 116 casos já foram contabilizados. A maioria das vítimas são do sexo feminino, com idades entre 12 e 18 anos.

A Polícia Civil do Acre reafirma seu compromisso em combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, buscando proteger e garantir os direitos das vítimas no estado.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima