PGR defende retirada de sigilo de dados de Vorcaro antes de julgamento no STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente à retirada do sigilo de informações relacionadas à rede de pagamentos de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, em meio à crise que envolve ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O parecer foi encaminhado ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, e atende a um pedido de Alexandre de Moraes, que defende a divulgação do material antes da sessão marcada para esta terça-feira (15), quando o STF deverá analisar questões relacionadas às mensagens trocadas entre Moraes e Vorcaro.

Segundo a manifestação assinada pelo vice-procurador-geral da República, Hidenburgo Chateaubriand, a PGR sequer tinha acesso ao processo, que não aparecia visível no sistema da instituição. O órgão argumenta que a retirada do sigilo é necessária para que todos os ministros tenham conhecimento completo dos fatos antes do julgamento.

A Procuradoria também sustentou que o conteúdo do processo é relevante para a compreensão integral do caso e, por isso, deve ser disponibilizado aos integrantes da Corte.

O impasse faz parte da disputa interna que ganhou força após o ministro André Mendonça retirar o sigilo de parte das investigações envolvendo o Banco Master. Moraes criticou a divulgação parcial dos documentos e afirmou que informações consideradas importantes permaneceram fora do material disponibilizado.

De acordo com relatório produzido pela Polícia Federal, foram identificadas 52 mensagens atribuídas a conversas entre Moraes e Vorcaro, principalmente em novembro de 2025, período anterior à primeira prisão do banqueiro. O material também cita a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, além de outras autoridades.

A sessão desta terça-feira deverá definir os próximos passos do caso, incluindo a possibilidade de abertura de investigação relacionada ao conteúdo das mensagens e aos elementos reunidos pela Polícia Federal.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS