Eleitores dos Estados Unidos foram questionados por uma pesquisa AtlasIntel se Donald Trump deve ser impedido de concorrer à Presidência devido à invasão do Capitólio em 2021.
Para 48,9% das pessoas ouvidas, o republicano não deveria ser desqualificado e deve seguir na disputa. Já para 47,2%, Trump deveria ser barrado; 3,9% não souberam responder, de acordo com a pesquisa AtlasIntel divulgada na edição deste sábado (29) do GPS CNN (sábados, 18h).
Em 6 de janeiro de 2021, centenas de apoiadores de Donald Trump invadiram a sede do Congresso dos Estados Unidos enquanto ocorria uma sessão para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020.
Adversários políticos acusam Trump de ter incitado a invasão. O ex-presidente afirma que tinha imunidade na época do ataque, já que ainda era presidente, e não pode ser processado por eventuais crimes que possam ter sido cometidos.
A Suprema Corte deve decidir sobre o caso nesta segunda-feira (1º).
Probabilidade de Trump ser barrado
A pesquisa também questionou aos eleitores qual a probabilidade de Trump ser barrado da corrida presidencial.
Para as pessoas consultadas, a chance disso acontecer é:
– Baixa: 43,6%
– Nula: 32%
– Alta: 8,3%
– Muito Alta: 6,1%
– Não souberam responder: 10%
Metodologia da pesquisa
Foram ouvidos 1.634 eleitores registrados nos Estados Unidos entre 26 e 28 de junho de 2024.
Das pessoas consultadas pela pesquisa, 29% se identificaram como democratas; 28,2%, como republicanos; e 42,8% como independentes.
O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A metodologia utilizada foi o Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR).