Redação Juruá Online
O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul lançou a “Operação Alerta Vermelho” esta semana, com o objetivo de coibir acidentes de menor gravidade e promover a educação em segurança. A ação, que terá duração de uma semana, de 1º a 8 de dezembro, é parte de uma iniciativa da Liga Nacional do Corpo de Bombeiros Militares, envolvendo todas as unidades do Brasil.
De acordo com o Capitão Luís Neto, comandante da operação, a ação foca em orientar a população sobre pequenos acidentes que podem ser evitados com medidas simples de prevenção. “Dezembro é um mês propenso a acidentes, devido ao aumento de festas e viagens. A pressa, o consumo de álcool e a falta de atenção podem levar a incidentes, especialmente em veículos e em atividades aquáticas,” ressalta o capitão.
A campanha inclui abordagens diretas à comunidade, além de ações em escolas de ensino fundamental e médio para ensinar não apenas a prevenção de acidentes, mas também noções básicas de primeiros socorros. O Corpo de Bombeiros enfatiza que a informação e a educação são ferramentas essenciais para reduzir a ocorrência de acidentes, como afogamentos, quedas de crianças e incêndios.
Além disso, a operação busca realizar visitas a indústrias, comércios e órgãos públicos para disseminar conhecimentos sobre o uso adequado de extintores e como agir em situações de emergência.
A ação seguirá até domingo, 8 de dezembro, mas o Corpo de Bombeiros estará disponível para agendar atividades educativas mesmo após o término da operação, com o intuito de proporcionar um final de ano mais seguro para todos.