O fotógrafo cruzeirense, Paulo Henrique Costa, ganha maior prêmio de fotografia do Brasil, prêmio Funarte Marc Ferrez

spot_img

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, resgatou o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Na 17ª edição, o edital premiou 14 fotógrafos, sendo dois deles da região Norte. Paulo Henrique Costa, mais conhecido como Ph Costa, fotógrafo cruzeirense, foi um dos que foi premiado pelo seu ensaio, intitulado: “Amazônidas acreanos: um povo protagonista da sua própria história.”

“Ser um dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia é uma honra indescritível. Como cruzeirense e acreano, tenho orgulho de representar o povo da minha terra com o ensaio ‘Amazônidas acreanos: um povo protagonista da sua própria história’. Esse trabalho nasceu do desejo de narrar as vivências, resistências e a relação profunda do povo acreano com o território, destacando sua luta contra o apagamento histórico e geográfico”, relata o fotógrafo acreano.

Nesta 17ª edição, pela primeira vez,  ocorreu a realização de duas modalidades de fomento em um único edital, com premiação e bolsa, no âmbito da Política Nacional das Artes (PNA). O Prêmio Marc Ferrez de Fotografia é o prêmio mais importante do país, e busca estimular a nova produção fotográfica, incentivando, promovendo e difundindo a ampla e diversa produção artística de todas as regiões do país.

Neste ano, o edital premiou 14 fotógrafos em todo Brasil, sendo 2 fotógrafos da região norte e um deles o cruzeirense Paulo Henrique Costa. Além disso, o edital contemplou 15 outros fotógrafos com bolsas culturais. Ph Costa enfatiza a importância desse prêmio não apenas para ele, mas também para o povo acreano. “Esse prêmio não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma forma de amplificar as vozes do povo acreano e amazônida”

“Agradeço à Funarte por valorizar a diversidade cultural e artística de todas as regiões do Brasil. Este reconhecimento me inspira a continuar explorando a fotografia como uma ferramenta de memória, resistência e transformação”, afirma. 

O fotógrafo Paulo Henrique Costa, nascido e criado em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, se destaca por seus marcos significativos, mesmo no início da carreira. Em 2024, Ph Costa foi premiado na categoria “Fotolivro Artesanal” do Festival PhotoThings, em São Paulo, sendo o primeiro acreano da história a ser reconhecido no Festival. 

Ele também foi um dos finalistas do Festival de fotografia internacional FotoDoc 2024, na categoria “Imagem Destacada” com o registro intitulado “A mulher e o rio” e participou de uma exposição fotográfica no Festival de Fotografia Amparo em Foco, que acontece em São Paulo. 

Paulo está participando da exposição itinerante “¡Mi tierra tiene palmeras y palmares, donde cantan los zorzal!”, nos espaços da Red Faros, na Cidade do México, ao lado de outros seis renomados fotógrafos brasileiros. 

Além disso, ele foi um dos vencedores do Concurso Público Fotografia do Acre, com o tema “Patrimônio Histórico na Arquitetura e Urbanismo no Acre e Arquitetura Amazônica”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre, ficando em primeiro lugar na categoria “Arquitetura da Amazônia – Profissional”.

Nesta edição, os critérios para a avaliação seguiram as diretrizes PNA: criação, produção, reflexão, pesquisa, formação e preservação da memória.

Realizado desde 1984, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia foi pioneiro no apoio aos trabalhos de fotografia e na consolidação do papel da Funarte e de suas políticas públicas para tal linguagem artística, celebrando um dos maiores nomes para o desenvolvimento da fotografia no Brasil, o fotógrafo Marc Ferrez (1843-1922).

Marc Ferrez nasceu no Rio de Janeiro em 1843, e é considerado por especialistas como o principal fotógrafo brasileiro do século 19. Sua obra se equipara a dos maiores nomes da fotografia em todo o mundo. Ficou conhecido pelo grande público por suas paisagens – sobretudo pelas imagens panorâmicas do Rio e arredores, feitas com câmeras especiais em negativos de grande formato. Destacou-se, também, como pesquisador de técnicas e processos, num momento em que a fotografia passava por acelerada evolução.

Redes sociais do fotógrafo Paulo Henrique Costa

– Instagram:

@phcosta_fotos 

@engagronomoph

Por Juruá24horas 

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS