A direção do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul ainda não sabe a data da instalação das 10 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), autorizadas pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (19).
Os leitos serão para atendimento exclusivo dos pacientes dr Covid-19 e terão custeio mensal de R$ 480 mil. A demanda foi do governo do Estado.
A nova estrutura será montada no térreo do Hospital de Campanha, próximo a UTI já em funcionando, onde existem 20 leitos. Na enfermaria existem 6 leitos semi-cíticos.
Na última sexta, 19, as 20 UTIs estavam lotadas e nesta segunda-feira, 21, 16 estão ocupadas, restando 4 livres.
55 doentes estão na clínica. No final de semana foram registradas 7 altas hospitalares e 5 óbitos.
Falta de médicos
A preocupação da gestão da unidade hospitalar é com relação a equipe para cuidar dos pacientes da nova UTI. A cada 10 pacientes de UTI é necessário 1 médico plantonista, além de enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos. Todas as 5 cidades do Vale do Juruá têm dificuldades com relação à médicos.
O pedido de autorização para o custeio dos leitos de UTI Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem ao Ministério da Saúde ter a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Via-Ac 24 horas