Redação Juruá Online
A Secretaria Municipal da Saúde promove nesta quinta-feira, 25, um dia dedicado à prevenção e diagnóstico das hepatites virais no Complexo Esportivo, a partir das 17 horas, em Cruzeiro do Sul. A ação, inserida no calendário nacional de saúde “Julho Amarelo”, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
“O Dia D seria na verdade dia 28, mas resolvemos antecipar”, explicou Lindomar Ferreira, diretor de atenção à saúde do município. “Teremos uma equipe de profissionais de saúde, educadores físicos, realizando atividades laboratoriais, atividades físicas e testes rápidos para todos que procurarem o serviço.”
A iniciativa vai oferecer orientações sobre as hepatites virais, além de realizar testes rápidos para detecção da doença. “Independente do horário, a equipe estará presente para atender a população”, garantiu.
A campanha de conscientização sobre as hepatites virais teve início no começo do mês e será intensificada hoje no Complexo Desportivo, mas as ações de prevenção e diagnóstico continuarão até o final de julho nas unidades de saúde do município.
“É fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destacou a Comandante Daniela Marques. “As hepatites virais são doenças crônicas que exigem cuidado e atenção. Um teste rápido pode detectar a doença e permitir um tratamento eficaz, com maiores chances de cura.”
O Complexo Esportivo foi escolhido por ser um local de grande concentração de pessoas, facilitando o acesso à informação e aos serviços de saúde. “É um espaço que já recebe muitas pessoas, inclusive nossa equipe de educadores físicos que está presente diariamente durante a tarde”, explicou Lindomar.
A participação na ação é gratuita e a população está convidada a procurar o Complexo Esportivo hoje, a partir das 17 horas, para participar das atividades, realizar os testes rápidos e obter mais informações sobre as hepatites virais.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra atualmente 17 casos de hepatite B. A Secretaria Municipal da Saúde reforça o convite à população para participar da iniciativa e buscar informações e realizar testes nas unidades de saúde do município. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.