A primeira vacina contra vírus herpes-zóster indicada para adultos com mais de 18 anos chegou neste mês às clínicas particulares brasileiras.
A vacina da farmacêutica GSK, chamada de Shingrix, foi aprovada em agosto de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante pode ser aplicado em qualquer adulto com risco potencial de contrair a doença, como pacientes imunocomprometidos.
A imunização é feita com duas doses, cada uma tem o preço recomendado de R$ 843 – totalizando R$1.686 –, mas o valor pode variar entre as clínicas.
Fora do SUS
Até então, apenas a vacina Zostavax, da MSD, era comercializada no país. No entanto, a indicação de uso dela está limitada a pessoas com mais de 50 anos. Nenhuma das duas opções está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para aplicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O herpes-zóster é o mesmo vírus que provoca a catapora. Ele fica alojado no corpo até que uma circunstância de baixa de imunidade faça com que ele volte a aparecer.
Por Metrópoles