Imunização poderá ser estendida para outras categorias como; PM, PF, PRF, Exército Brasileiro, agentes do ISE e Bombeiros.
O pequeno município de Epitaciolândia, localizado na fronteira do Acre, distante cerca de 240km da capital, realizou a imunização dos policiais civis do município, aplicando a primeira dose da vacina contra o covid-19.
O Prefeito Sergio Lopes (PSDB), atendeu um pedido da categoria por entender que os mesmos estão diariamente expostos à contaminação por lidar com diversas situações de riscos a saúde.
Foi informado pela assessoria que, antes de disponibilizar as doses foi colocado para o Conselho de Saúde do Município que liberou para a aplicação do imunizante. Os agentes foram vacinados na sede da Secretaria de Saúde Municipal, onde contou com a presença do delegado titular, Luís Tonini, de sua esposa que também é delegada, mas, no município vizinho de Brasiléia.
Para que os agentes fossem imunizados, partiu de um trabalho em conjunto por parte da categoria em todo o estado do Acre. A Delegada Carla Ivane, que é coordenadora da Polícia Civil na regional do Alto Acre, visitou alguns e enviou um documento aos prefeitos, vendo a possibilidade da vacinação e somente foi possível com o aval do Conselho Municipal de Saúde de Epitaciolândia.
“Já estamos vendo a possibilidade de vacinar soldados do Exército Brasileiro que estão na linha de frente, como também policiais militares, bombeiros e penais. Essas pessoas estão na linha de frente colocando suas vidas e de suas famílias em risco, além de munícipes que procuram atendimentos na delegacia, podendo serem contaminados e contaminar pelo Coronavírus, como alguns que foram e contamos com a compreensão do Conselho Municipal de Saúde que aprovou a vacinação”.
Está sendo providenciado para o Prefeito, para que seja apresentado ao Conselho nos próximos dias, uma lista onde estará incluído também, os agentes socioeducativos, que atuam na unidade localizado na fronteira.
A possibilidades de imunizar os agentes da Polícia Federal e PRF, também está sendo discutido, uma vez que também, estão na linha de frente. Foi avisado que a vacina está dentro do organograma, sem afetar as vacinações previstas no calendário dos idosos e somente foi possível, com a chegada de remessas que não estavam dentro do calendário.
“Essas vacinas tem prazos e já estamos iniciando a vacinação da faixa etária dos 69 anos. Graças a chegada de novas vacinas, iremos cumprir dentro do prazo todas as imunizações no Município”, destacou a assessoria de comunicação.
“Vale ressaltar que o Plano Nacional de Imunização (PNI), ele faz uma recomendação que os municípios e governadores dos Estados eles sigam àquela recomendação, porém eles dão liberdade que os municípios e governos possam criar a sua lista de prioridades em relação à vacinação da covid, de acordo com as necessidades e peculiaridades locais. Então, em razão disso foi que tomamos essa decisão”, disse o gestor.
Via: O auto Acre