A analista de relações internacionais da CNN Fernanda Magnotta afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma “ginástica filosófica” para justificar a aliança do Brasil com o governo venezuelano.
O comentário foi feito durante sua participação no programa CNN 360, onde discutiu as recentes críticas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao sistema eleitoral brasileiro.
Magnotta ressaltou que é razoável ter desconfiança a respeito das eleições na Venezuela, considerando o histórico do país.
“O registro histórico é vasto em mostrar que existe perseguição a opositores políticos na Venezuela, é vasto em mostrar que existem presos políticos na Venezuela, é vasto em mostrar que existe supressão de votos na Venezuela’, explicou a analista.
Compromissos descumpridos e preocupações internacionais
A especialista lembrou que o governo Maduro descumpriu o acordo de Barbados ao impedir a candidatura de seus principais opositores para as próximas eleições.
Esse cenário tem gerado preocupação entre observadores internacionais e especialistas que acompanham a situação política do país.
Quanto à posição do Brasil, Magnotta sugeriu que as recentes declarações de Maduro poderiam oferecer ao presidente Lula uma oportunidade de reconsiderar a aproximação com a Venezuela.
“Agora talvez o que o Maduro faz é dar ao Lula a oportunidade de desembarcar, é o cenário ideal inclusive para que o presidente Lula possa justificar um afastamento inclusive para as suas próprias bases”, analisou.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.