Redação Juruá Online
A interdição da ponte sobre o Rio Caeté, no quilômetro 282 da BR-364, em Sena Madureira, anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está prevista para o próximo sábado, 18 de janeiro. A medida é preventiva, decorrente de uma inspeção técnica que identificou trincas no bloco de fundações da estrutura devido à movimentação do talude na margem do rio. Apesar da justificativa técnica, os impactos sobre o trânsito e a logística da região são motivo de preocupação para os usuários da via.
Com a interdição, a travessia será realizada por meio de uma balsa, que já foi testada pelo DNIT para veículos de grande porte, como carretas de até 200 toneladas. Entretanto, o fluxo será limitado: apenas uma carreta por vez ou, no caso de veículos menores, de três a quatro veículos simultaneamente. Essa restrição já está gerando apreensão entre motoristas que dependem da via para trabalho ou transporte de mercadorias.
O caminhoneiro Zaqueu Pereira ressaltou os desafios que a mudança trará. “Vai ocasionar congestionamento, aumento no tempo de viagem e desconforto para os profissionais do trânsito. Dificulta bastante. Fica difícil imaginar, mas há caminhoneiros que vêm de fora do estado e já enfrentam longos períodos na estrada. A situação da rodovia já não colabora muito com o transporte, com o nosso trabalho, e agora ainda teremos esse tempo de espera, sabe-se lá quanto: uma hora, duas, ninguém sabe. Muitas vezes passamos 16, 17 horas na estrada. Imagine adicionar uma ou duas horas, ou até mais, parados na balsa. Pois é, esse período será um retrocesso para a região, considerando a importância da ponte”, afirmou.
A ausência de previsão concreta para a conclusão das obras na ponte é outro fator que intensifica a insatisfação. Segundo o DNIT, o processo de licitação e execução dos serviços pode levar de um ano e meio a dois anos. Durante esse período, a única alternativa será a balsa.
A chefe da unidade local do DNIT em Cruzeiro do Sul, Tatiana dos Santos Nobre, informou que a ponte sobre o Rio Caeté, localizada no quilômetro 282 da BR-364, em Sena Madureira, será totalmente interditada no próximo sábado, dia 18 de janeiro. A medida, segundo ela, é preventiva e necessária após a constatação de trincas no bloco de fundações da estrutura, causadas pela movimentação do talude da margem do rio.
“Já temos uma data para procedermos com a interdição. Tudo dando certo, com as rampas concluídas, a ponte será interditada totalmente no dia 18 de janeiro, sábado”, explicou Tatiana.
A interdição não tem prazo definido para ser concluída. Segundo Tatiana, o tempo necessário dependerá de vários fatores, como o processo de licitação para contratar a empresa que realizará os reparos e o período de execução da obra. “Acreditamos que pode levar em torno de um ano e meio, no máximo dois anos”, estimou.
A chefe do DNIT reconhece que a medida trará transtornos, mas reforça que é necessária para garantir a segurança dos condutores. “A gente sabe que será um momento difícil para todos nós, pois o tempo de viagem ficará um pouco mais longo. Contudo, pedimos à população compreensão nesse sentido, porque essa medida está sendo tomada pelo órgão justamente para salvaguardar vidas, por uma questão de segurança”, disse.
Ela também mencionou a possibilidade de instalar uma ponte provisória metálica com o auxílio do Exército Brasileiro, mas destacou que essa opção ainda está em estudo e depende de cálculos técnicos.
No período de cheia do rio, a travessia será feita exclusivamente pela balsa. Já na estiagem, o DNIT planeja utilizar um pontilhão – uma estrutura menor, com cerca de 20 metros – para ajudar na travessia.