A Índia voltou a registrar nesta quinta-feira (22) o seu pior dia da pandemia e bateu o recorde mundial de casos de Covid-19 em um único dia: quase 315 mil novos infectados. Assim, superou o recorde anterior, que pertencia aos EUA de mais de 300 mil casos, em janeiro deste ano.
O país passa por uma severa segunda onda de contágios, com uma nova variante que fez o número de casos explodirem. A população sofre com hospitais lotados e falta de leitos, de remédios e de oxigênio. Cemitérios e crematórios não conseguem atender a demanda.
Em Nova Délhi, uma cerimônia de cremação em massa chegou a ser registrada nesta quinta para tentar dar conta do alto número de mortos por complicações da Covid-19 no país. A cremação é a prática mais comum nos funerais indianos.
Cremação em massa de vítimas da Covid-19 em Nova Dhéli, em foto aérea de 22 de abril de 2021 — Foto: Danish Siddiqui/Reuters
Em Ahmedabad, indianos aguardavam em ambulâncias e até em carros particulares por vagas em um hospital para Covid-19 nesta quinta-feira (22). Ontem, ao mens 22 pacientes morreram em um hospital em Nashik após uma interrupção no fornecimento de oxigênio.
Mesmo diante do colapso do sistema de saúde, o governo indiano se recusa a adotar um lockdown nacional. Diversos estados e cidades estão adotando medidas de restrição por conta própria, como a capital Nova Délhi,que está sob o Lockdown até segunda-feira (26).
Via-G1