Redação Juruá Online
Na madrugada deste domingo (08), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 1h40 para conter um incêndio ocorrido em frente ao Mercado Municipal de Cruzeiro do Sul, onde vendedores de frutas estão temporariamente alocados devido a reformas.
O local, que já deveria ter sido entregue após um prazo de 45 dias de reforma, encontra-se há mais de dois meses em obras, com os comerciantes operando em tendas de lona e estrutura de madeira. Para combater o fogo, os bombeiros utilizaram aproximadamente 9.000 litros de água e linhas de mangueira. A situação se complicou e foi necessário o apoio da ENERGISA para cortar o fornecimento de energia elétrica e da Polícia Militar para garantir a segurança, evitando saques nas bancas que já estavam parcialmente queimadas.
O incêndio consumiu metade das tendas, mas cerca de 12 ainda foram preservadas. Uma das proprietárias de barraca.
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, se comprometeu a prestar assistência aos comerciantes afetados e se manifestou sobre a gravidade da situação. “Tive que reunir com os pequenos comerciantes, o meio de vida que eles têm é isso, é de dar dó no coração quando a gente vê um cenário desse. A gente fica muito triste, né?”, afirmou.
Afonso também destacou que já foi aberto um boletim de ocorrência e que a Polícia Civil está apurando a causa do incêndio, contando com a possibilidade de obter imagens de câmeras de segurança nas proximidades. “Nós estamos com a expectativa que essa câmera tenha alguma imagem que possa ajudar na apuração e também reunimos com os pequenos comerciantes que são trabalhadores que vivem disso aqui. E a prefeitura vai ajudar”, garantiu.
Em resposta aos danos causados, o vice-prefeito informou que um plano de ação está sendo montado. “Nós temos três coisas pra fazer já a partir de hoje: primeiro, fazer um levantamento dos danos; segundo, dar celeridade à reforma; e, terceiro, encontrar um local provisório para que eles não fiquem desamparados até que a obra termine”, concluiu Afonso.