A abertura do 108º Novenário em homenagem a Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, foi marcada por uma grande participação de fiéis na noite de quarta-feira (5).
Considerada a maior festa religiosa do Acre, a celebração reúne pessoas de diferentes cidades e estados, fortalecendo a fé, a tradição e movimentando a economia da região.
Em entrevista, o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, destacou que o novenário vai muito além da dimensão religiosa. Segundo ele, a festa promove a união entre pessoas de diferentes religiões, culturas e origens, além de impulsionar o turismo e aquecer o comércio local durante o período das celebrações.
A programação, que segue até o dia 15 de agosto, teve início com a entrada da imagem de Nossa Senhora da Glória na Catedral, seguida da Santa Missa presidida por Dom Flávio Giovenale.
Após a celebração, foi realizado o tradicional hasteamento das bandeiras e a execução do Hino da Padroeira, interpretado pela Banda do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em um momento de emoção para os presentes.
Com o tema “Mãe do Povo Fiel”, o novenário contará com uma extensa programação religiosa ao longo dos próximos dias. Entre as atividades estão a Caminhada da Juventude, a procissão das crianças, dos avós e das pessoas atípicas, além da tradicional procissão de encerramento, no dia 15 de agosto.
Dom Flávio explicou que a principal característica da programação deste ano será a realização das caminhadas de fé, inspiradas na missão de Maria ao visitar sua prima Isabel, reforçando o chamado à solidariedade, ao encontro com o próximo e ao fortalecimento da esperança.
O Novenário de Nossa Senhora da Glória é um dos eventos mais tradicionais do Acre e, a cada edição, reafirma sua importância para a religiosidade, a cultura e a economia de Cruzeiro do Sul, reunindo milhares de fiéis em momentos de oração, devoção e confraternização.





