O governador do Acre Gladson Cameli (Progressistas) vetou, nesta quinta-feira, 2, uma emenda ao orçamento do estado para 2025 no valor de R$ 300 mil, que seriam destinados ao Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).
Proposta pelo deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), a emenda transferiria o montante da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) ao órgão ambiental. A decisão do governo foi publicada no Diário Oficial.
Na justificativa, o governador pontuou que a mudança não havia sido discutida previamente com o poder Executivo, impossibilitando a análise da viabilidade da transferência do recurso entre as pastas.
O remanejamento havia sido aprovado pelos deputados no dia 12 de dezembro do ano passado, quando foi votado o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício financeiro de 2025.
O veto do governo será apreciado pelos parlamentares no retorno das atividades legislativas, em fevereiro. Eles podem mantê-lo ou derrubá-lo, o que obrigaria o poder Executivo a cumprir com a transferência do valor.
Por A Gazeta do Acre