Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Redação Juruá Online
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional no Acre, visando fortalecer a proteção nas áreas de fronteira. A Portaria nº 816, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28, estabelece que a Força Nacional atuará no estado de 1º de dezembro de 2024 até 28 de fevereiro de 2025.
A presença da Força Nacional, que já realiza atividades de policiamento ostensivo e apoio à polícia judiciária, é considerada essencial para a manutenção da ordem pública e proteção do patrimônio local. O secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Evandro Bezerra, afirmou que a cooperação tem contribuído para a redução dos índices de violência no estado. Atualmente, 17 agentes estão em ação como polícia ostensiva em diversos municípios, com mais seis atuando na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O objetivo principal da Força Nacional é prevenir roubos na zona rural e combater o fluxo de produtos roubados para outros países.