booked.net

Era o momento de instigar uma mudança, diz brasileiro eleito secretário-geral da Interpol à CNN | CNN Brasil

Compartilhe:

era-o-momento-de-instigar-uma-mudanca,-diz-brasileiro-eleito-secretario-geral-da-interpol-a-cnn-|-cnn-brasil

Em entrevista exclusiva à CNN nesta terça-feira (25), Valdecyr Urquiza, o primeiro brasileiro eleito para o cargo de secretário-geral da Interpol, afirmou que este era o momento certo para promover mudanças na liderança da organização internacional de polícia criminal.

Depois de 100 anos de existência, com apenas cinco países se revezando no comando, o Brasil nunca havia pleiteado a posição máxima da entidade.

Construção de uma candidatura inédita

A candidatura de Urquiza, segundo ele, surgiu da importância que o Brasil e a Polícia Federal atribuem à cooperação policial internacional e da percepção de que era necessário trazer novas perspectivas e experiências para a Interpol.

O processo envolveu um “trabalho organizado entre várias instituições brasileiras”, e segundo ele, iniciou-se na Polícia Federal, com o envolvimento do Ministério da Justiça, do Ministério das Relações Exteriores e da articulação da Presidência da República.

“A organização tem muito a ganhar com a diversidade e outras formas de visão de outros países”, afirmou Urquiza, ressaltando a importância dessa mudança histórica na liderança da Interpol.

Perspectivas para o futuro

Com sua eleição, o secretário-geral brasileiro terá a oportunidade de trazer uma nova abordagem e visão para a organização, buscando fortalecer ainda mais a cooperação internacional no combate ao crime organizado e ameaças transnacionais.

“Era o momento de instigar essa mudança, porque a organização tem muito a ganhar com a diversidade, a experiência e outras formas de visão de outros países”, concluiu.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima