Redação Juruá Online
Um evento de grande importância para a cadeia produtiva de suínos do Juruá foi realizado nesta quarta-feira (11), reunindo criadores, empresários e autoridades para discutir o desenvolvimento do setor na região.
O evento, que contou com palestras, rodadas de negócios e apresentação de modelos de investimento, teve como objetivo principal impulsionar a produção de suínos na região, atualmente abastecida por animais vindos de outros estados.
A preocupação com a falta de um matadouro na região foi um dos pontos centrais das discussões. Segundo os criadores, a ausência de um local adequado para o abate dos animais impede a comercialização do produto em melhores condições e com maior valor agregado.
“Nós somos mais de 150 criadores no Juruá e padecemos por falta de um matadouro. Hoje, abate-se os animais em locais inadequados, prejudicando a qualidade da carne e a credibilidade do nosso produto”, afirmou Platini Ferreira, presidente da Cooperativa CopSuíno Juruá.
O evento também contou com a participação do Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, que destacou a importância do incentivo à produção de suínos no estado do Acre. “O Acre é hoje um estado especializado em suinocultura. Temos a indústria de processamento de carne suína da Dom Porquito, que está exportando para o Peru e com grande demanda por matéria-prima. É fundamental que nós disseminemos a produção de leitões em todas as regiões do estado, como estamos começando a fazer aqui no Juruá”, disse.
O secretário apresentou modelos de investimento em granjas de suínos, com potencial para gerar renda familiar de até R$ 12.000 por mês.
Janaína Terças, empresária, destacou o potencial de crescimento da região e a importância do evento para fortalecer a cadeia produtiva. “Cruzeiro do Sul tem crescido muito na criação de suínos. Esse evento vem para fomentar o setor, fazer negócios e dar mais segurança aos produtores para investirem nesse segmento que já é forte na região”, comentou.
A iniciativa do evento contou com o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Don Porquito, demonstrando o interesse em fortalecer a cadeia produtiva e gerar desenvolvimento econômico na região.
A participação do IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre) também foi crucial, com palestras sobre sanidade animal e boas práticas de manejo, garantindo a qualidade do produto e a segurança alimentar.
O presidente da ALEAC, deputado Luiz Gonzaga, ressaltou a importância de investir na infraestrutura da região para fortalecer a produção de suínos. “O importante é que agora temos acesso aos portos do Pacífico através de Cruzeiro do Sul, Deputado. Uma atividade importante realizada em Cruzeiro, reunindo os criadores de suínos e incentivando as atividades produtivas do Estado. Após as audiências públicas tanto no Alto Acre como aqui na região do Juruá, temos trabalhado muito para ver a produção nessas duas regiões, pois o potencial é muito grande e precisamos aproveitar esta oportunidade. Hoje a Dom Porquito está comprando suínos do Mato Grosso, mas nós temos capacidade de produzir suínos aqui na região”, disse.