booked.net

Empresa que administra hospital de campanha no Acre encerra atividade e Sesacre assume

Mediall chegou a ter cerca de 660 profissionais contratados no pico da pandemia no Acre. Com saída da empresa, servidores da Sesacre vão dar continuidade aos atendimentos. Atualmente, Into tem somente quatro pacientes internados.

Compartilhe:

Após mais de um ano, a empresa Mediall Brasil, contratada pelo governo do Acre para administrar o hospital de campanha no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco, encerra suas atividades neste domingo (19).

Com a saída da Mediall, a Sesacre é quem assume a administração da unidade e servidores contratados pelo estado vão dar continuidade aos atendimentos. Atualmente, o hospital está apenas com quatro pacientes internados, sendo dois na UTI e dois em enfermaria.

Foi no dia 7 de maio do ano passado que os primeiros pacientes começaram a ser transferidos para o Into, após cerca de 30 dias de obras. Inicialmente, eram 11 leitos de UTI disponíveis para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Com o avanço da pandemia no estado, a unidade de saúde chegou a ter 40 leitos de UTI instalados e 100 de enfermarias. Cerca de 660 profissionais foram contratados entre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Em meados de março a abril, o estado ficou com fila de espera por leitos.

Durante esse período, segundo informou o diretor do Into, Osvaldo Leal, mais de 54 mil pessoas foram atendidas no hospital, ultrapassando 4 mil internações, sendo quase 3,2 mil em leitos clínicos e mil somente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com mais de 2,6 mil altas médicas.

No pico da pandemia, hospital chegou a ter fila de espera de leitos e atualmente está apenas com quatro pacientes — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre

No pico da pandemia, hospital chegou a ter fila de espera de leitos e atualmente está apenas com quatro pacientes — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre

Ainda segundo os dados levantados pela administração, entre junho de 2020 e julho de 2021, foram dispensadas pela farmácia do Into cerca de 681 mil prescrições médicas e mais de 33 mil atendimentos realizados por psicólogos e assistentes sociais voltados aos pacientes e familiares.

“A partir de amanhã, a administração direta do hospital passa para a secretaria, não vai haver nenhum prejuízo para a população, os serviços continuam sendo oferecidos. Eles só deixam de ser oferecidos por intermédio da empresa que foi contratada para dar conta dessa emergência, e passa a ser de gestão direta da Secretaria de Saúde”, afirmou o diretor.

Ao G1, a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano disse que, como a demanda reduziu muito com o avanço da vacinação, atualmente, o hospital conta com 10 leitos ativos de UTI para pacientes com Covid e 20 de enfermaria. Além de 10 leitos de UTI convencional.

No entanto, toda a estrutura e equipamentos seguem na unidade para o caso de precisar ativar os demais leitos. Segundo ela, a expectativa é que os casos e internações por Covid-19 sigam reduzindo no estado e o hospital deve passar a atender para realização de cirurgias.

“Nós estamos entrando com nossos funcionários, não é mais a empresa. Estamos com 10 leitos de UTI instalados e vamos dar continuidade nos atendimentos de enfermaria e pronto atendimento, como vinha sendo feito. Diminuiu bastante o quantitativo de leitos por conta da ocupação que caiu em média para quatro pacientes. Estamos com outros projetos para o Into em relação às cirurgias eletivas, mas vamos manter a UTI Covid e uma UTI convencional também”, disse a secretária.

Pandemia e vacinação no Acre

O Acre registra um total de 87.925 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo último boletim divulgado pela Sesacre. Ao todo, 1.817 pessoas morreram em decorrência da doença. O estado tem 85.935 pessoas curadas da doença desde o início da pandemia.

Dos 70 leitos disponíveis na rede SUS em todo o Acre, quatro estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos é de 6%. São 50 leitos em Rio Branco e 20 em Cruzeiro do Sul.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 742.731 doses na população até essa sexta (17). Dessas, 501.767 foram de primeira dose, 234.973 de segunda e 11.983 pessoas receberam a dose única.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Por G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima