A disputa pela Presidência não é a única na eleição dos Estados Unidos. Os eleitores também escolherão legisladores para o Congresso, para estados e opinarão sobre algumas leis propostas.
Os republicanos tentam manter uma maioria estreita na Câmara dos Representantes — equivalente à Câmara dos Deputados –, onde todas as 435 cadeiras estão em disputa.
No Senado, 34 das 100 cadeiras estão em votação. Nesta Casa, os democratas que buscam defender uma maioria muito estreita.
Além disso, 11 estados estão realizando disputas para governador; 5.808 cadeiras legislativas estaduais estão em disputa; e os eleitores votarão sobre pelo menos 153 medidas eleitorais.
Os estados com eleição para governador são:
- Indiana
- Carolina do Norte
- New Hempshire
- Washington
- Delaware
- Missouri
- Montana
- Dakota do Norte
- Utah
- Vermont
- Virgínia Ocidental
Se a Câmara mudar do controle do Partido Republicano para o Partido Democrata, e o Senado também registrar uma “virada”, seria a primeira vez em mais de 230 anos de eleições para o Congresso que as duas Casas do Congresso mudariam de controle partidário na direção oposta.
A mais recente pesquisa nacional da CNN mostra Kamala Harris e Donald Trump empatados no cenário nacional, com 47% de apoio para cada um.
Assim, a batalha pelo Congresso será crucial para determinar se o candidato que for eleito terá apoio nos primeiros dois anos de seu governo para implementar suas políticas.
Nas legislaturas estaduais, os republicanos controlam ambas as Câmaras em 28 estados, enquanto os democratas controlam ambas as Câmaras em 20 estados.
O Colorado tem a maioria de medidas propostas em votação, com Arizona, Califórnia e Novo México logo atrás.
*Matt Holt, Alex Leeds Matthews e Harry Enten, da CNN, contribuíram para esta reportagem