booked.net

IMAC promove semana de conscientização sobre pesca antes do início do Período de Defeso

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O Instituto de Meio Ambiente do Acre realizará, a partir da próxima terça-feira, 5, uma semana de conscientização sobre a pesca sustentável na região do Juruá, em preparação para o período de defeso, que começa no dia 15 de novembro. A iniciativa busca orientar pescadores e a população em geral sobre as regras e a importância da preservação dos recursos pesqueiros. O defeso, período de proibição da pesca de determinadas espécies, é essencial para garantir a reprodução e a sustentabilidade dos peixes.

De acordo com Lacione Pedrosa, chefe do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) na região do Juruá, a programação incluirá capacitações e encontros com diferentes grupos envolvidos na atividade pesqueira. “Faremos dois dias de capacitação voltados para nossos servidores do IMAC, juntamente com as secretarias municipais de meio ambiente e professores que se interessam pelo tema”, explicou Lacione. Além disso, haverá um encontro no dia 7 de novembro com representantes de colônias de pesca, sindicatos, pescadores amadores e comerciantes de pescado para alinhar as normas e responsabilidades durante o defeso.

O período de defeso, que vai de 15 de novembro a 15 de março, é estabelecido pela Portaria nº 45 de 2007 do IBAMA, com o objetivo de proteger as espécies durante a fase de reprodução. Nesse intervalo, a pesca, o transporte e a comercialização de várias espécies estão proibidos, como Piratinga, Surubim, Matrinxã, Sardinha e Caparary.

“É fundamental que as pessoas respeitem essa proibição, não apenas quem vive da pesca, mas também pescadores artesanais e amadores”, ressaltou Lacione. A conscientização também visa prevenir infrações, já que quem for pego pescando durante o defeso pode ser autuado conforme a Lei 9.605/1998, com multas que chegam a R$ 700 por quilo de peixe capturado de forma irregular.

As atividades da semana de conscientização começam no dia 5 de novembro, com um evento no auditório da OAB em Cruzeiro do Sul, destinado às secretarias e instituições que lidam com o pescado. No dia 6, haverá uma ação de sensibilização na beira do rio e no Mercado do Peixe. Já no dia 7, o foco será nos pescadores, que poderão participar de um encontro para esclarecer dúvidas e alinhar as medidas de preservação.

“Preservar os recursos pesqueiros é garantir que o pescado continue disponível por muitos anos, especialmente para quem depende dele para viver”, destacou Lacione, reforçando o convite à participação de todos os interessados nas atividades.

Pescadores e instituições que desejarem participar podem se inscrever pelo telefone (99) 99255-1654 até quinta-feira, 31.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima