Evento em Mâncio Lima destacou a cafeicultura do Vale do Juruá como referência em cooperativismo e desenvolvimento sustentável.
A Coopercafé, de Mâncio Lima, recebeu representantes de sete estados da Amazônia Legal durante o Intercâmbio das Cooperativas da Agricultura Familiar da Amazônia, realizado nesta semana. O Dia de Campo reuniu cerca de 40 participantes, entre representantes do Governo Federal, cooperativas, instituições financeiras, pesquisadores, empresários, prefeitos e lideranças do setor produtivo.
O principal objetivo do encontro foi promover a troca de experiências entre cooperativas da região, apresentar as tecnologias empregadas na produção do Café Robusta Amazônica e discutir estratégias para ampliar investimentos, fortalecer o cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
A programação incluiu visitas a propriedades de agricultores familiares cooperados, onde os participantes conheceram de perto o manejo das lavouras e os sistemas de produção que vêm fortalecendo a cafeicultura no Vale do Juruá. As delegações também visitaram a agroindústria Café Vô Raimundo e o Complexo Industrial Café do Juruá, administrado pela Coopercafé.
Outro destaque do intercâmbio foi o protagonismo das mulheres cafeicultoras, que compartilharam experiências sobre a produção de café e a importância da atividade para a geração de renda e permanência das famílias no campo.
O evento foi organizado com apoio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Segundo o representante do órgão, Sibá Machado, a proposta foi aproximar cooperativas amazônicas para compartilhar experiências de sucesso e fortalecer a agricultura familiar na região.
Durante o encontro, representantes da Sudam, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco da Amazônia, OCB Amazônia, Unicafes Amazônia, Cooperacre, Cresol Transamazônica, Crenorte e outras instituições debateram temas como acesso ao crédito, implantação de agroindústrias, inovação tecnológica e fortalecimento das cadeias produtivas da Amazônia.
Para o presidente da Coopercafé, Jonas de Souza Lima, o intercâmbio demonstra que o modelo desenvolvido pela cooperativa já se tornou referência para outras organizações da região.
“O cooperativismo transforma vidas. Quando unimos agricultores, instituições e governos em torno de um mesmo propósito, conseguimos gerar renda, agregar valor à produção, preservar o meio ambiente e construir oportunidades para milhares de famílias da agricultura familiar”, destacou.
Também participaram da programação prefeitos e representantes dos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, reforçando o apoio ao fortalecimento da cafeicultura como importante vetor de desenvolvimento econômico para o Vale do Juruá.






