Por mais que se tenha que reavivar o autismo todos os dias, é somente no mês de abril que ele ganha um debate mais profundo. Isso acontece, porque o 02/04 é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – uma data escolhida para levar informação à população para minimizar a descriminação acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Contudo, aqui em Cruzeiro do Sul a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (AMA), em parceria com a Prefeitura Municipal, o Estado e outros órgãos decidiu dedicar uma semana ao autismo. Semana essa que, movimentou Cruzeiro do Sul e que teve início no dia 02 e findou no dia 06 de abril.
As atividades começaram com uma solenidade de abertura, a qual ocorreu no espaço Irmã Adila – no Centro Diocesano e teve a participação de autoridades, representantes do movimento e do público em geral. Já nos dias seguintes da programação, foram realizados: uma palestra na Escola Darci Bezerra; um Workshop no Club 61 Bis; uma caminhada; uma roda de conversa sobre o treinamento parental com um psicólogo e uma advogada e, por fim, uma palestra no Senac.
Todas essas atividades servem como um tipo de manifestação para lembrar que pessoas com autismo precisam viver dignamente como todo o resto da sociedade. Portanto, que você não lembre de incluir e dar oportunidades aos autistas somente no dia 02 de abril. Não. Não é assim! Os autistas e, principalmente, os que são mais ligados ás lutas deles querem esse espaço, respeito e dignidade todos os dias, então colaborem!
Ritinha Andrade