booked.net

Clínica CER é descredenciada pela Unimed Rio Branco: Crianças com TEA ficam sem atendimento

A decisão, comunicada pela clínica com profundo pesar, terá efeito a partir de 13 de setembro de 2024, data em que os serviços da CER não estarão mais disponíveis para os beneficiários do plano de saúde.

Compartilhe:

Redação Juruá Online – Willamis França

A Clínica CER, referência no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi descredenciada pela Unimed Rio Branco, deixando diversas famílias sem acesso ao atendimento especializado. A decisão, comunicada pela clínica com profundo pesar, terá efeito a partir de 13 de setembro de 2024, data em que os serviços da CER não estarão mais disponíveis para os beneficiários do plano de saúde.

Segundo a clínica, o descredenciamento foi realizado de forma unilateral pela Unimed Rio Branco, sem que houvesse negociação ou alinhamento prévio. O sócio-proprietário da clínica, Francisco Geison, destacou que a decisão vem sendo discutida desde janeiro de 2024, quando a Unimed manifestou a intenção de descredenciar a filial CERPark. Desde então, a CER enfrentou uma série de desafios, incluindo convites para que seus profissionais se transferissem para a Unimed, além de múltiplas fiscalizações, auditorias e a retirada e recolocação de equipamentos essenciais para o atendimento.

Um dos momentos mais críticos desse processo ocorreu em 2 de janeiro de 2024, quando a clínica recebeu o memorando MEMO/IUT/N 001/2024 da Unimed, alegando que alguns profissionais da CER não estariam aptos para o atendimento. No entanto, a clínica esclareceu que os profissionais mencionados estavam sob supervisão profissional, em conformidade com as regulamentações da própria Unimed.

A Clínica CER, que possui 25 anos de experiência e altos índices de satisfação dos pacientes, expressou sua profunda preocupação com o impacto dessa decisão, especialmente para as famílias de crianças com TEA. A equipe da CER é composta por profissionais altamente qualificados, que seguem rigorosamente as diretrizes técnicas da Unimed Rio Branco, embora, segundo a clínica, essas mesmas práticas nem sempre sejam observadas pela operadora.

A clínica também recebeu relatos preocupantes de pais, que informaram a ausência de uma Supervisora de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) na Unimed, um cargo previsto nos documentos normativos da operadora. Além disso, há suspeitas de que profissionais de Terapia Ocupacional, sem as devidas certificações, estariam atuando na área de Integração Sensorial, requisito este, exigido pela Unimed aos prestadores, tendo inclusive havido glosas nos pagamentos de 2 clínicas por esse motivo.

A decisão de descredenciamento levanta uma série de questionamentos. Francisco Geison indaga: “Se nossos serviços não são satisfatórios, por que nossos profissionais são procurados pela Unimed? Por que a gestão atual nunca se reuniu conosco para um alinhamento técnico?” Essas questões levantam suspeitas de que a decisão possa estar sendo motivada por razões financeiras, algo que a clínica espera que não seja o caso, reiterando a importância de que a vida humana continue sendo a prioridade da Unimed Rio Branco.

Um áudio de uma criança indignada com a decisão da Unimed chamou atenção dos proprietários. No áudio a criança diz, “ A mamãe… A mamãe vai brigar com vocês! Eu não posso ficar sem os atendimentos! Eu não ligo… Eu não ligo pra você, UNIMED. Eu quero ficar naquela terapia! Minha mamãe vai vir aí e vai brigar com vocês”, diz a criança que faz acompanhamento na clínica.

O que diz a Unimed

Ao Juruá Online, a Unimed Rio Branco informou que a rescisão do contrato se deu após avaliação do corpo clínico. Veja o que diz a Unimed, por meio de sua assessoria.

“A Unimed Rio Branco informa que a rescisão contratual com o prestador CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO LTDA (CER) ocorreu após avaliação do corpo clínico do prestador notificado. Os beneficiários serão redirecionados para os outros prestadores listados no Guia Médico Local, disponível no site da operadora. Os serviços serão garantidos, no prestador notificado, conforme cláusulas contratuais, até o dia 12 de setembro de 2024. Foi disponibilizada uma equipe para atender os pacientes através do WhatsApp (68) 2106-4510. Mais informações estão disponíveis em www.unimedrb.com.br.”

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima