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Censo 2022 alcança 94% da população do Acre

IBGE adota horários alternativos para reduzir taxa de moradores ausentes

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A menos de um mês do encerramento da coleta de dados, o Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançou 94% da população acreana até janeiro de 2023, conforme o último balanço realizado no último dia 31. De acordo com a coordenação no Acre, as equipes trabalharam para finalizar a pesquisa até 28 de fevereiro.

O índice coloca o Acre na 9ª posição entre as 27 unidades federativas do país, e acima da média nacional que é de 89,4% de cobertura. A taxa de recusa no estado é de pouco mais de 1%, 6ª menor no país, e abaixo da média nacional, que é de 2,4%.

Balanço do Censo considera dados até 31 de janeiro — Foto: IBGE

Balanço do Censo considera dados até 31 de janeiro — Foto: IBGE

O balanço indica ainda que a taxa de domicílios com moradores ausentes chegou a 2,8%, também abaixo da média nacional de 4,6%. A coordenadora do Censo no Acre, Andressa Nascimento, explica que os agentes têm adotado horários alternativos para evitar desencontros e diminuir o índice.

“Os recenseadores tem coletado durante a semana, mesmo à noite, horário em que é mais fácil encontrar as pessoas em casa. Temos também ido bastante aos finais de semana”, conta.

Agentes adotaram horários alternativos para chegar a moradores — Foto: IBGE

Agentes adotaram horários alternativos para chegar a moradores — Foto: IBGE

Disque-Censo

Outra alternativa para intermediar a chegada dos agentes aos moradores é o Disque-Censo. Por meio do número 137 e solicitar gratuitamente a visita da equipe. A coordenadora explica que as ligações do são recebidas pela Central de Atendimento ao Censo (CAC).

Ao receber a ligação, o atendente pede que o morador se certifique de que nenhuma pessoa do domicílio respondeu ao Censo, pois uma única pessoa pode prestar informações por todos que residem em um domicílio. Após a confirmação de que não houve recenseamento, o atendimento segue para a verificação do endereço.

“O atendente fará a conferência do endereço no banco de dados para confirmar se houve ou não visita do recenseador. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente gera um chamado através do sistema da Central de Atendimento, que será direcionado para a Superintendência Estadual do IBGE no Acre. Chegando esta informação no Acre, encaminhamos para os postos de coleta para que a visita no domicílio seja agendada e realizada”, destaca.

Com informações g1

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