Redação Juruá Online
De acordo com dados divulgados pela vigilância entomológica de Cruzeiro do Sul, o número de casos de dengue no município teve uma redução considerável nos primeiros seis meses deste ano. Enquanto em 2021, no período de janeiro a novembro, foram registrados 882 casos, em 2022, nos primeiros seis meses, o número saltou para 1.164. Já em 2023, neste mesmo período, foram notificados apenas 525 casos, o que representa uma redução de 55%.
O coordenador de vigilância entomológica, Leonisio Messias, afirma que o trabalho da equipe no verão acreano é ainda mais intensificado e que é gratificante ver a diminuição dos casos. “Isso mostra o quanto o trabalho está sendo organizado”, disse.
Apesar da redução nos casos, é importante que a população continue tomando medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas como manter caixas d’água e recipientes sempre fechados, não acumular lixo e entulho em terrenos baldios e utilizar repelentes são essenciais para evitar a doença.
A vigilância entomológica reforça ainda que é importante que a população fique atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores musculares, e procure atendimento médico imediatamente em caso de suspeita da doença.