O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, na quarta-feira (30), um treinamento com barqueiros que serão responsáveis pelo transporte de urnas eletrônicas, materiais eleitorais e equipes que atuarão nas comunidades ribeirinhas da 4ª Zona Eleitoral, no Vale do Juruá. A capacitação ocorreu em Cruzeiro do Sul e envolveu orientações técnicas do Corpo de Bombeiros.
Segundo Benjamim Abecassis Junior, servidor do TRE-AC, o treinamento abordou procedimentos de primeiros socorros, manuseio de combustível e condução segura das embarcações. Após a capacitação, os profissionais participaram de uma reunião com a equipe do cartório eleitoral para definir detalhes da logística da operação, como horários de saída, pessoas que serão transportadas e organização do deslocamento até as comunidades.
Nesta etapa, foram capacitados barqueiros que atuarão no transporte para localidades de difícil acesso dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A operação é necessária para garantir que as urnas eletrônicas e os demais materiais utilizados nas eleições cheguem aos locais de votação situados em áreas ribeirinhas.
Apesar de o transporte envolver profissionais que trabalharão diretamente nas seções eleitorais, o TRE-AC esclarece que os eleitores não serão transportados pelos barqueiros contratados para essa operação. O deslocamento é destinado principalmente às urnas eletrônicas, aos materiais eleitorais e às equipes que atuarão durante o pleito. Em alguns pontos, policiais militares e, em determinadas localidades, integrantes do Exército também participarão da operação de segurança.
A logística eleitoral no Vale do Juruá apresenta desafios específicos devido às características geográficas da região, onde diversas comunidades são acessíveis principalmente por rios. Por isso, além da capacitação, o TRE-AC priorizou a contratação de barqueiros que já possuem experiência nesse tipo de deslocamento.
“A gente fez esse treinamento com o corpo de bombeiros para os barqueiros, mas a gente sabe que os barqueiros são bastante experientes, né? A gente acaba pegando e convocando aqueles que já têm o trabalho”, explicou Benjamin.
O transporte dos materiais eleitorais já acontece desde a quarta-feira (30), por meio de transporte aéreo, e hoje alcança uma nova etapa com as embarcações. A preparação busca garantir que as urnas e os materiais eleitorais cheguem com segurança e dentro dos horários estabelecidos às comunidades mais isoladas da 4ª Zona Eleitoral.





