Os bancários do Acre realizam nesta sexta-feira (4) uma assembleia para decidir se aceitam a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ou se aderem à greve nacional da categoria.
Até o momento, os trabalhadores acreanos ainda não confirmaram a adesão à paralisação. A decisão será tomada durante a assembleia, que deverá avaliar os termos apresentados pelos bancos e as reivindicações da categoria.
Segundo o presidente afastado do Sindicato dos Bancários do Acre, Eudo Raffael, a última proposta apresentada pela Fenaban prevê reajuste de 0,6% acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano e também para o próximo.
Para o dirigente, o percentual oferecido está distante dos resultados financeiros registrados pelo setor bancário. Ele afirmou que o reajuste representa menos de 5% do lucro médio dos bancos, que apresentou crescimento de 17% em relação ao ano anterior.
“Quem gera riqueza está ficando sem nada. Pelo contrário, a gente está perdendo poder de compra”, declarou.
A assembleia no Acre ocorre em meio a uma mobilização nacional dos trabalhadores do setor. Alguns estados já aprovaram a paralisação, enquanto outros realizam votações nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4).
No Pará, os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (4). No Rio Grande do Norte, a paralisação está prevista para começar na terça-feira (8), mesma data definida pelo Maranhão, que também confirmou a greve.
No Espírito Santo, a categoria está em estado de greve desde 28 de agosto. Os empregados da Caixa Econômica Federal no estado realizam uma votação própria.
Também estão em processo de decisão os bancários da Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, que realizam assembleias entre quinta-feira (3) e sexta-feira (4).
Reivindicações
Entre as principais reivindicações dos bancários estão o reajuste salarial e a reposição da inflação, além da manutenção dos planos de saúde.
A categoria também cobra a valorização do piso salarial nacional e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de reajustes nos valores dos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição.
A definição dos bancários do Acre nesta sexta-feira deverá indicar se o estado seguirá a mobilização nacional ou se a categoria aceitará a proposta apresentada pelos bancos.





