Três membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram à Terra neste sábado (17) na espaçonave russa Soyuz, informou a agência Roscosmos.
A Soyuz MS-17 pousou no Casaquistão com os cosmonautas russos Sergei Ryzhikov e Sergei Kud-Sverchkov e “deu uma carona” para os americanos.
A nave trouxe a astronauta da Nasa Kate Rubins. Ela, que é microbiologista, foi a primeira pessoa a sequenciar um DNA no espaço, em 2016.
Astronauta americana, Kathleen Rubins, volta à Terra após sete meses no espaço em 17 de abril de 2021 — Foto: Irina Spector/GCTC/Roscosmos/Reuters
Os três estavam na estação espacial desde meados de outubro do ano passado.
A missão foi o último voo russo programado transportando um membro da tripulação americana, marcando o fim de uma longa dependência.
Os Estados Unidos se preparam para voltar a ter capacidade de enviar, sozinhos, astronautas ao espaço.
Contrato com a SpaceX
No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar uma tripulação à ISS, restabelecendo a capacidade americana de realizar o feito pela 1ª vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.
Na sexta (16), a Nasa anunciou que escolheu a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972.
O contrato de US$ 2,9 bilhões inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.
Via-G1