Uma equipe de quatro astronautas chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado (24/4), a bordo da cápsula Crew Dragon Endeavour, da empresa SpaceX, informou a Nasa, agência espacial americana.
Essa foi a primeira tripulação enviada ao espaço por um foguete reciclado de um voo espacial anterior. A estação espacial fica a cerca de 400 km da Terra.
A bordo da nave estavam os astronautas da Nasa Shane Kimbrough, de 53 anos, comandante da missão, e a pilota Megan McArthur, de 49 anos. Também participam da missão um astronauta japonês, Akihiko Hoshide, de 52 anos, e o especialista francês Thomas Pesquet, de 43 anos, engenheiro da Agência Espacial Europeia.
A primeira fase do acoplamento ao complexo da estação espacial teve início às 6h08 (pelo horário de Brasília), enquanto a nave voava 425 quilômetros acima do Oceano Índico, informou a Nasa.
A segunda ocorreu 10 minutos depois, quando 12 ganchos foram conectados com segurança entre a Endeavour e a porta da ISS.
“Captura completa, bem-vinda Crew-2”, disse a comandante da ISS, a astronauta Shannon Walker, dos Estados Unidos.
“Obrigado Shannon, estamos felizes por estar aqui, veremos todos vocês em alguns minutos”, respondeu o comandante Shane Kimbrough.
A missão marca a segunda equipe “operacional” da estação espacial a ser enviada pela Nasa desde que os Estados Unidos retomaram o voo de astronautas para o espaço partindo de solo norte-americano no ano passado, após um hiato de nove anos.Os astronautas devem ficar seis meses no espaço, conduzindo experimentos e fazendo manutenção na estação antes de voltarem para casa. A equipe foi a primeira a ir ao espaço em uma nave construída a partir de material reciclado de um lançamento anterior.
Esta missão é a terceira da parceria da empresa Elon Musk com a Nasa. A SpaceX foi fundada por um bilionário que é diretor-executivo da montadora de carros elétricos Tesla.
Veículos auxiliares reutilizáveis, projetados para retornar à Terra e pousar com segurança assim que se separarem do resto do foguete, são a grande inovação da SpaceX. A empresa pretende fazer isso para tornar o voo espacial mais econômico.
Com informações de agências internacionais.