Redação Juruá Online
Um novo Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quinta-feira (24), revela que o Acre é um dos estados brasileiros com tendência de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à Covid-19. Os dados referem-se à Semana Epidemiológica 42, que compreende o período de 13 a 19 de outubro, e foram extraídos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
Apesar da diminuição dos casos em diversas regiões, o boletim aponta um crescimento de SRAG em quatro estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins. Este aumento é especialmente observado entre idosos e crianças até 14 anos.
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, destacou a recente onda de Covid-19, que começou na Semana Epidemiológica 32, mas ressaltou que nos últimos dias houve uma queda no número de casos. Ela reforçou a importância de manter as medidas de prevenção.
Em relação ao ano epidemiológico de 2024, já foram registrados 147.782 casos de SRAG, com 47,3% deles apresentando resultados positivos para algum vírus respiratório. Dos casos positivos, 19% são atribuídos ao Sars-CoV-2 (Covid-19).
Quanto aos óbitos, já foram notificados 9.040 em 2024, com 52% dos casos positivos para a Covid-19, indicando uma prevalência significativa do vírus entre os fatais.
Os dados ressaltam a necessidade contínua de vigilância e a importância das medidas de prevenção para conter a propagação das infecções respiratórias.